Mais do que uma tendência, a reutilização de materiais é uma oportunidade de fazer sua parte e diminuir a quantidade de lixo no planeta, além de criar algo único para o seu espaço. Reunimos neste post várias ideias de decoração que utilizam pallets, caixotes e carretéis como matéria-prima, e que podem ser feitas no maior estilo DIY , o popular "faça você mesmo". Acompanhe as dicas a seguir e inspire-se.
Os pallets ou paletes já são mais conhecidos na decoração dos ambientes. Tratam-se de estrados de madeira utilizados em comércios e indústrias para o transporte de mercadorias. Após o uso, a estrutura é simplesmente descartada. Mas, basta um lixamento e uma camada de verniz para transformar pallets em mesinhas de centro, sofás e até camas. É só unir alguns e colocar um colchão e almofadas por cima.
Você pode pegar o material nas ruas, feiras, supermercados e marcenarias. O importante é verificar se os pallets estão em bom-estado, se não são frágeis demais ou acumularam fungos e cupins. Há até opções mais bem-acabadas à venda.
A mesma regra vale para os caixotes, que são mais utilizados como soluções de armazenamento. Armários, sapateiras, estantes, criados-mudos, e revisteiros são facilmente montados com a ajuda de um martelo e alguns pregos. Outra sugestão é adicionar rodinhas.
Visite o Mercado Municipal da sua cidade à procura de alguns e limpe-os com água e sabão para tirar qualquer odor. Com uma camada de verniz impermeabilizante, eles também podem ser utilizados em jardins verticais e banheiros.
Por fim, os carretéis. Estes são mais difíceis de serem encontrados. Normalmente utilizados por companhias de luz e telefonia para acomodar cabos, eles podem se tornar banquinhos ou mesas na sua casa. Dependendo das dimensões, é mais prudente contratar um marceneiro para lidar com a peça.
Cavaletes também são uma opção para decorar seu ambiente com criatividade. Eles podem ser usados como estantes, aparadores ou como mesas e escrivaninhas, é só colocar um tampo em cima.
Independente do uso que você vai dar aos materiais, lembre-se de lixar as superfícies para evitar farpas e de aplicar um bom verniz para garantir a durabilidade. Explore a infinidade de acabamentos e cores que estes materiais sustentáveis podem acrescentar ao seu espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário