Uma lição que aprendemos com os grandes gênios é que nem sempre as melhores soluções são as mais complicadas! Às vezes, são as tecnologias mais simples que realmente podem mudar o mundo. Estas pequenas grandes invenções nem sempre são anunciadas, talvez porque não pareçam tão interessantes à primeira vista, mas no entanto, elas têm a capacidade de melhorar a vida de inúmeras pessoas.
Com a crise hídrica que se instalou em diversos estados do país, as invenções relacionadas à diminuição do consumo de água se tornam mais interessantes e necessárias que nunca! Por isso, nosso tema de hoje são idéias incríveis para diminuir o consumo de água! Veja só:
Reuso de água para economizar nas descargas
Já pensou quanto se perde de água potável quando você dá descarga no vaso sanitário? Outros já fizeram essa mesma pergunta e a resposta é de cerca de 10 litros! Que tal economizar? A ONG Sociedade do Sol e o projetista voluntário Edison Urbano montaram um protótipo que reusa a água do banho nas descargas sanitárias. O experimento consiste em criar um bom sistema de filtragem da água cinza (como é chamada a água do banho para reuso), e enviar esta água filtrada para um reservatório exclusivo para a descarga, e manter a água clorada (com o uso de cloro para limpeza de piscinas) e assim, você poderá usar as descargas no vaso sanitário sem preocupação. Apesar de simples, é preciso contratar um profissional com conhecimento de instalações hidráulicas para fazer o procedimento necessário.
Mais informações e manual de construção, você pode encontrar no site do projetoSempreSustentável
Diminuir o consumo da máquina de lavar roupa
Já a água que sai da máquina de lavar roupa não é potável, porém, já sai cheia de sabão, prontinha para lavar o quintal ou o carro. A ideia do brasileiro Felipe Marx, divulgada em seu blog "Eu não desperdiço", é barata e pode ser feita por qualquer um. Para reaproveitar a água da máquina de lavar, acople à maquina um tonel ou tambor para que a água eliminada seja armazenada. O preço do tambor ou do tonel não sai caro (cerca de R$ 120,00) e é uma bela solução para o desperdício de água.
Imagem: Reprodução do blog "Eu não desperdiço"
Regar as plantas de forma inteligente
As plantinhas são as mais afetadas nesse período de seca. Dependem exclusivamente da gente para ter uma vida mais longa e mais bonita. Mas como regá-las sem gastar muita água? Foi pensando nisso que o designer gráficoo Pieter Laga criou um funil que é acoplado na tampa de garrafas PET, e assim, capta a água da chuva e a reutiliza na rega das plantas ou seja, reúne reciclagem e reuso de água da chuva.. A invenção é chamada de "Petal Drops" e pode ser comprado no site Quirky, por cerca de 10 reais.
Recolher a água do banho
Sem altos custos ou obras. Essa é a ideia de reuso da água do banho inventada pelo designer húngaro, Alberto Vasquez. Batizado de Gris, o equipamento pode recolher até 95% da água do banho em quatro compartimentos que ficam abaixo dos pés do usuário.
O produto ainda não foi lançado, porém, estima-se-se que poderá ser vendido entre 20 e 40 dólares. Mesmo ainda em fase de projeto, já ganhou o prêmio iF de Design, um dos mais importantes da área! Será que essa moda pega?
Nenhum comentário:
Postar um comentário